O grupo de leitura "Lidas e Vidas-Mulheres Africanas e Escrita Literária/MAFEL", foi criado em 2018, por iniciativa conjunta de docentes e discentes, com a coordenação de Patrícia Godinho Gomes, docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos - Pós-Afro/UFBA. O grupo, inicialmente constituído por discentes e docentes vinculad@s às linhas de pesquisa em Estudos Étnicos e em Estudos Africanos do citado PPG, bem como discentes de cursos de graduação da UFBA (e de outras IES da Bahia), integra, atualmente pesquisadores (juniores e seniores), de instituições brasileiras e africanas, tendo-se ampliado "além fronteiras", possibilitando também a participação virtual.
O grupo de leitura "Lidas e Vidas- Mulheres Africanas e Escrita Literária/MAFEL, com foco em discussões sobre temáticas relacionadas às mulheres, relações de gênero e feminismos africanos, tem por objetivo discutir um conjunto de autoras africanas a partir da leitura de seus romances.
Mais especificamente, o "Lidas e Vidas/MAFEL" tem como finalidade:
1) proporcionar aos participantes o conhecimento de obras de literatura escritas por mulheres africanas, em boa medida desconhecidas na Bahia (e no Brasil) pelo grande público.
2) discutir temáticas/problemáticas sociais consideradas importantes pelas mulheres africanas, a partir de suas percepções.
3) favorecer um melhor entendimento das complexidades internas (regionais e nacionais) do continente africano e sobre suas relações com as diásporas..